OLÁ CHAMO-ME NUNO
E SOU ALCOÓLICO
Uma luta para toda a vida. Este é o relato na primeira pessoa de um homem – jornalista de profissão, pai de dois filhos, viajante e melómano – que caiu na armadilha da dependência do álcool e viu o seu mundo desmoronar-se lentamente. Uma história semelhante a muitas outras que, todos os dias, destroem vidas e famílias sob a capa da vergonha, da culpa e do silêncio, mas que, ao contrário dessas, é trazida a público pela coragem e autenticidade do seu protagonista: o jornalista Nuno Ferreira. Sem filtros nem lugar para a autocomiseração, Chamo-me Nuno e Sou Alcoólico é, simultaneamente, um murro no estômago, uma manifestação de força e um comovente sinal de esperança para todos aqueles que, directa ou indirectamente, sentiram na pele o flagelo das adições.
O MÉTODO EASYWAY PARA
CONTROLAR O ÁLCOOL
O método Easyway de Allen Carr para deixar de fumar é usado em mais de 40 países e já ajudou dezenas de milhões de pessoas a abandonarem uma das substâncias mais viciantes que existem. Neste livro, Allen Carr dedica a sua atenção e aplica o seu método a outra dependência socialmente aceite mais ainda mais viciante e mortífera: a dependência do álcool. «Mas eu só bebo em ocasiões especiais» ou «bebo algumas vezes, mas moderadamente» são algumas das racionalizações que os dependentes mais frequentemente usam para se tranquilizar. Contudo, se precisa de uma bebida para se sentir melhor, mais seguro, mais confiante ou simplesmente para chegar ao fim do dia, da semana ou do mês… então, é dependente. E esta dependência pode ser controlada, através do método Easyway de eficácia comprovada.
O ALCOOLISMO
Cerca de 10% da população brasileira é dependente do álcool. Quais os limites entre beber socialmente e ser alcoolista? Quais os caminhos para se enfrentar o problema? Que políticas públicas poderiam ser lapidadas em nosso país? Dr. Ronaldo Laranjeira e Dra. Ilana Pinsky discutem os mitos e as verdades sobre o alcoolismo neste livro voltado a orientar e esclarecer alcoolistas, familiares, educadores e autoridades.
O ESSENCIAL SOBRE O ALCOOLISMO
O consumo de álcool é uma das principais causas de morte e de invalidez, sendo o terceiro fator de risco para morbilidade, depois da hipertensão e do tabagismo. É responsável por cerca de 195 000 mortes por ano na União Europeia, sendo a maior percentagem verificada nas idades entre os 15 e os 29 anos. Além do impacte direto na saúde, o alcoolismo afeta negativamente as famílias, a sociedade e a economia. Por este motivo, é necessária uma compreensão mais aprofundada dos determinantes do consumo que permita a elaboração de intervenções preventivas eficazes na redução dos fatores de risco e na promoção de fatores protetores. Neste livro desenvolvem-se, entre outros tópicos, as consequências individuais, familiares e sociais associadas ao consumo de álcool, a epidemiologia do consumo, com particular destaque para o padrão e os determinantes do consumo nos jovens. Por fim, apresentam-se medidas e programas preventivos para controlar esta epidemia.
ALCOOLISMO
O livro é escrito por um ex-alcoólatra, o que confere ao texto o argumento de autoridade. Ele explica, passo a passo, como a pessoa pode superar o vício sozinha - o que pode ser simples, mas não fácil, pois requer muito esforço e persistência. Mostra como e porque a bebida se transforma num problema, e os diversos efeitos que o abuso do álcool causa à saúde. Segundo o autor, não é preciso confessar-se alcoólatra, mas aceitar que a bebida tem lhe causado problemas, da mesma forma, não é necessário assumir o compromisso de parar totalmente de beber, mas, diante dos problemas vislumbrados, talvez seja o caso de diminuir as doses e/ou a frequência com que bebe. O primeiro passo, então, é medir o grau de compulsão para a bebida e, para isso, há um teste simples. Se o leitor achar que, realmente, anda bebendo demais, o segundo passo é analisar os efeitos positivos e negativos nos vários aspectos de sua vida e descobrir motivações para a sua mudança de comportamento.
O VÔO (2013)
Em o vôo Denzel Washington dá vida a Whip, um pilotou que se encontra separado da esposa e do filho. Trata-se de um profissional muito experiente, mas que tem sérios problemas com bebida alcoólicas e drogas. Em um determinado dia ele salva a vida de várias pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, seu conhecimento o auxiliou a fazer uma aterrisagem quase impossível de acontecer. Apesar de ser visto como herói ele se vê encurralado pela busca dos culpados da queda e das mortes ocorridas. E seus erros do passado que o auxiliam na tomada de decisão sobre o seu futuro.
TRINTA ANOS ESTA NOITE (2001)
Alan Leroy (Maurice Ronet) é um ex-alcoolatra que recebeu alta de uma clínica de reabilitação paga pela sua esposa. Apesar de aparentar estar curado, ele continua sofrendo de problemas existenciais o que contribui para a piora de seu quadro o retorno de sua amante à Paris. Alain decide viajar sozinho para reencontrar seus amigos e relembrar os velhos tempos, mas encontra dificuldades em resistir o seu vicio.
QUANDO UM HOMEM
AMA UMA MULHER (1994)
Michael Green (Andy Garcia) é um piloto de avião apaixonado por Alice (Meg Ryan), sua esposa. Eles tem três filhas, Jéssica (Tina Majorino) e Casey (Mae Whitman). Ao ser revelado um segredo do passado de Alice, ela é obrigada a se internar em uma clínica de recuperação, abalando a relação do casal o que coloca em prova o amor entre Michael e Alice.
​À PROCURA DO MR.GOODBAR (1978)
Theresa (Diana Keaton) é uma professora de crianças surdas, após um caso de amor mal sucedido, ela começa a passar noites em bares da cidade. Inicialmente ela procura por sexo, mas acaba se envolvendo com drogas passando por situações perigosas e degradantes.
​VÍCIO MALDITO (1962)
Vício maldito foi produzido em 1962 e conta com a atuação de Jack Lemmon e Lee Remick. No filme Jack Lemmon interpreta Joe Clay, um jovem publicitário que se apaixona e se casa com sua colega de trabalho Kirsten (Lee Remick). Devido a grande pressão profissional ele começa a beber cada vez mais e também leva a esposa ao vício.